Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
logo_sem_fronteiras

FAQ

Atualizado em 26/02/15 14:28.

1) Quem pode participar do IsF - UFG?

 Estudantes de graduação e de pós-graduação da UFG, servidores técnico-administrativos e professores da universidade, sendo que a participação em cada uma das ações do programa dependerá do perfil de cada pessoa, como destacado abaixo:

a) Cursos Presenciais: Participam todos os alunos, professores e servidores da UFG.

b) TOEFL ITP: Poderão se inscrever alunos dessas instituições parceiras e de centros de pesquisa credenciados à CAPES, servidores docentes e técnico-administrativos das universidades federais e institutos federais e candidatos a editais do Programa Ciência sem Fronteiras que aceitem pontuação TOEFL ITP para comprovar proficiência, independentemente da origem de sua instituição e professores da universidade.

c) My English Online: Todos alunos de instituições públicas e privadas (que tenham obtido pontuação mínima de 600 pontos no ENEM) que possuem vínculo ativo com a instituição. Alunos de graduação e pós-graduação stricto sensu (apenas programas de mestrado e doutorado credenciados pela CAPES), das universidades públicas de todas as áreas do conhecimento.

d) As palestras e oficinas oferecidos pelo IsF UFG são gratuitas e de livre acesso à comunidade acadêmica e quaisquer interessados.

e) As tutorias são somente para os alunos já matriculados no My English Online e nos cursos presenciais, ou ainda candidatos aos editais do Ciência sem Fronteiras.

 

2) Como será a participação dos estudantes no IsF? É possível o acesso ao ambiente virtual e também aos cursos presenciais? Quem poderá se inscrever para o módulo presencial?

Visando o ingresso ao programa Ciência Sem Fronteiras, os estudantes da UFG, em um primeiro momento, serão avaliados sobre o seu nível de proficiência por intermédio de um teste de nivelamento (no MEO). Este teste permitirá que a universidade saiba quais estudantes com perfil para o CsF já se encontram próximos do nível desejado de proficiência em língua inglesa para o intercâmbio. Os cursos presenciais terão como prioridade atender os alunos com o perfil descrito para auxiliá-los na finalização do processo de inscrição no CsF. Estudantes com menos proficiência poderão ser atendidos para que também possam alcançar o nível de proficiência desejado. A seleção será realizada pelo Sistema de Gestão do Programa IsF em âmbito nacional e em datas programadas e definidas por editais.

A partir da Oferta 01/2015 o nivelamento para os cursos presenciais será feito pelo TOEFL ITP.  Se o aluno ainda não fez o TOEFL ITP, o Sistema de Gestão IsF buscará seu nível no MEO.

 

3) Onde e quando serão ofertados os cursos presenciais do IsF?

Os cursos presenciais são ofertados pelo Núcleo de Línguas da UFG (NucLi-UFG), localizado na Faculdade de Letras, Campus Samambaia, Goiânia, de acordo com a disponibilidade de salas. As ofertas de cursos presenciais serão realizadas a partir de calendário nacional definido pelo Núcleo Gestor do Programa e as inscrições serão realizadas pelo Sistema de Gestão IsF, disponível em http://isfaluno.mec.gov.br/, após o início dos períodos de inscrição, os quais serão divulgados pelos meios de comunicação oficiais do MEC e pela página Facebook do UFG e este site.

 

4) Qual a duração dos cursos presenciais?

A duração dos cursos presenciais depende do nível de proficiência de cada turma. Como os cursos serão ofertados de forma intensiva, com carga horária de quatro horas semanais, a duração depende do objetivo a ser atingido. Há oferta de cursos de 16, 32, 48 e 64 horas, porém o Centro NucLi-UFG é livre para decidir quais cursos abrir em cada oferta. Ainda assim o NucLi-UFG tem flexibilidade para organizar as unidades do curso, tendo em vista o objetivo de preparar o aluno para o exame de proficiência e para a experiência que terá no exterior.

 

5) Como faço para me cadastrar no MEO (My English Online)?

Para acessar o ambiente, clique aqui. Para efetuar o login, você deverá clicar em 'Entrar no Curso' no site http://www.myenglishonline.com.br. Você será direcionado para a página de login do curso My English Online, onde deverá preencher os seus dados na opção 'usuário cadastrado'. 

 

6) Meu computador precisa de alguma configuração especial para acessar o ambiente dos cursos do MEO?

Cada vez que você efetuar o login, o sistema fará uma verificação das configurações do seu computador para certificar se o mesmo possui os requisitos técnicos necessários para o bom funcionamento dos recursos do curso. Consulte sobre os requisitos técnicos em http://www.myenglishonline.com.br/site/estrutura.

 

7) O que acontecerá quando acessar o site? Já posso começar o curso online?

A primeira atividade do curso My English Online (MEO) é o Placement Test (teste de nivelamento). O resultado do teste classificará você no nível mais adequado para iniciar os estudos. Esse teste tem um tempo médio de execução de 1h30, sendo fundamental que você o faça conscientemente, pois ele indicará o melhor nível para você começar os seus estudos. Não há como parar o teste na metade, salvar e voltar novamente; portanto, organize-se para fazê-lo de uma única vez. Somente depois de realizado o teste você poderá ter acesso aos conteúdos do curso.

 

8) Como o curso no MEO é subdividido?

O curso é dividido em cinco níveis de aprendizado (MEO 1, 2, 3, 4, e 5). Cada nível contém três etapas e abrange atividades com e-Book, vídeo, gramática e leituras. Ao final de cada etapa, o usuário deverá fazer um Teste de Progresso como preparação para a Prova Final do nível. A cada dois meses deverá, obrigatoriamente, realizar um Teste de Progresso. Dessa forma, em cada um dos níveis, o estudante deverá realizar dois Testes de Progresso antes da Prova Final. O estudante receberá um aviso por e-mail caso não realize o teste ou a prova dentro do prazo. Para mais informações sobre cada nível, acesse http://www.myenglishonline.com.br/site/curso.

 

9) Posso ficar algum tempo sem acessar o MEO? O que acontecerá se ficar sem acessá-lo?

 O estudante terá um limite máximo de 15 dias de ausência no curso e será avisado por e-mail caso deixe de acessá-lo. Se ultrapassar o tempo limite (17 dias), o login será bloqueado e o estudante não poderá mais ter acesso ao MEO. Para outros casos, consulte a tabela abaixo.

faq1

 

10) Fiquei mais de 15 dias sem acessar o MEO. E agora, como devo proceder?

 Agora você terá direito a um desbloqueio por regra que incidir (de acordo com a tabela), tornando mais flexível sua permanência no curso. Dessa forma, você poderá desbloquear sua senha se incidir uma vez em cada uma das regras descritas na imagem acima. No entanto, se houver reincidência em qualquer uma das regras, a senha não poderá ser desbloqueada.

Para realizar o desbloqueio, você deverá fazer a solicitação por meio do site do MEO, seguindo os procedimentos indicados. Solicite seu DESBLOQUEIO através do formulário de contato (http://www.myenglishonline.com.br/contato) e selecione o assunto "fui bloqueado".

 

11) Como posso fazer parte dos cursos presenciais ofertados pelas universidades federais?

Fique atento ao site do Programa IsF, à página no Facebook do Inglês sem Fronteiras UFG  e a este site para as chamadas que a UFG fará para compor os grupos de estudo. Os estudantes que terão direito a participar dos cursos presenciais são:

 a) Estudantes que já tenham se inscrito no MEO e estejam ativos (ou seja, que não tiveram seu login cancelado e estão realizando atividades dentro de um nível);

 b) Estudantes dos cursos prioritários para o CsF;

 c) Estudantes com nível de proficiência mais próximo do desejável, de acordo com o teste de nivelamento (do próprio MEO);

 d) Estudantes de outras áreas do conhecimento poderão participar se houver vagas remanescentes não preenchidas.

 

12) Sou docente/servidor) na UFG e aluno de pós-graduação em outra instituição, mas quero fazer o curso presencial no NucLi-UFG. O sistema não me dá essa possibilidade?

Para isso você tem que entrar no sistema de inscrição que iria reconhecê-lo como aluno da outra instituição e, então abrir uma demanda no Fale Conosco para que seu vínculo como aluno(a) fosse excluído e você seja reconhecido como servidor da UFG, para então poder se inscrever à uma vaga no NucLi-UFG. 

 

13) Se eu não conseguir o escore necessário para me inscrever em um edital do CsF, o que acontecerá?

Se você for um estudante candidato ao CsF e já estiver inscrito com data marcada para enviar o escore, possivelmente não conseguirá concluir sua inscrição. Caso ainda pretenda se inscrever no programa e for um estudante da UNIPAMPA, você poderá se inscrever para os cursos presenciais a partir da abertura do sistema de inscrição. Importante salientar que em ambas as situações você poderá utilizar o MEO para aprimorar seus conhecimentos e preparar-se para um novo teste de proficiência. A cada semestre você poderá realizar um novo teste.

 

13) Como posso fazer para me inscrever para o teste de proficiência TOEFL ITP?

A inscrição aos testes é realizada nacionalmente pelo Sistema de Gestão IsF, cujo link encontra-se na página inicial do site do Programa Inglês sem Fronteiras (http://isfaluno.mec.gov.br/). Dessa forma, as aplicações realizadas, bem como agendas e prazos específicos, serão divulgados amplamente pela UFG e pelas mídias online do programa na UFG (Facebook e site). Todo o corpo discente dessas universidades, incluindo estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), alunos de centros de pesquisa cadastrados junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e alunos candidatos aos editais do Ciência sem Fronteiras poderão participar dessas aplicações. Bem como servidores (professores e técnicos administrativos). Haverá, entretanto, outras aplicações para demandas específicas do CsF. Caso você esteja inscrito em algum edital do CsF ou de programa financiado pela CAPES que indique o TOEFL ITP como exame, você terá direito a realizar o teste de forma gratuita conforme previsto em edital.

 

14) Alguma recomendação no dia da prova do TOEFL?

Lembramos aos alunos que irão realizar o TOEFL ITP que a prova é feita a LÁPIS, nem caneta e nem lapiseiras são lidas pelo corretor automático. Levem dois lápis, borracha, documento (RG ou CNH), número do CPF e informação exata sobre o local do teste.

Outros esclarecimentos:

1- Levem a confirmação da inscrição do teste na qual há o local exato (campus, prédio e sala) e o horário da prova;
2- Cheguem uma hora antes do horário marcado;

3- Levem dois lápis (caneta e lapiseira não são permitidas) e uma borracha;

4- Levem documento com foto (RG ou CNH).

Além disso, salientamos que todos devem permanecer na sala da prova até o final da mesma. Não é permitido que saiam antes do término. A duração total é entre 2h30 e 3h.

5- Durmam bem na noite anterior. O teste exige resistência física e mental.

 

15) Como saber se o TOEFL ITP valerá como proficiência ou como nivelamento?

O TOEFL ITP vale como proficiência quando indicado pelo edital do CsF. Caso contrário, o TOEFL ITP vale apenas como avaliador do nível de proficiência do estudante.

 

16) Já fiz o TOEFL ITP. Como fico sabendo dos resultados?

45 dias após a realização da prova os resultados estarão disponíveis no site do ISF e 30 dias após o resultado sair no site o certificado chegará na secretaria do NucLi-UFG localizada na sala 83, Bloco Bernardo Élis, Faculdade de Letras, Campus Samambaia, Goiânia. Lembrem-se que talvez ocorram atrasos de até 20 dias em virtude da grande quantidade de provas aplicadas, atrasos no correios e outros fatores.

 

17) Como o escore do TOEFL ITP é calculado?

O escore do TOEFL ITP atribui pesos diferentes para as três partes do teste. Conforme o resultado do teste, o candidato é classificado em um dos seguintes níveis: A1, A2, B1, B2, C1 ou C2. O nível A é básico, o nível B é intermediário e o nível C é avançado, conforme classificação do Marco Comum Europeu.

O sistema de pontuação no TOEFL ITP level 1 possui as seguintes gradações:

A1 310 -336 pontos

A2 337-459 pontos—Basic User Waystage

B1 460-542 pontos –Independent User Threshold

B2 543 -626 pontos –Independet User Vantage

C1 627-677 pontos –Proficient User Effective Operacional

C2 - O TOEFL ITP não certifica o nível C2.

faq2

Listar Todas Voltar